sexta-feira, 16 de julho de 2010

Licensed to Ill

Licensed to 3 é um disco fundamental na história do rap e também na sua evolução, na metade dos anos 80 o rap ainda era uma promessa. Oriundo dos guetos nova yorkinos o rap retratava na maioria das letras o cotidiano da vida nos bairros pobres, o ritmo ganhava força a cada ano que passava, o rap evoluía e novos artistas iam aparecendo, a influencia aumentava e mais força ia ganhando.

Uma nova formula precisava ser usada para invadir a classe média, naquele momento era preciso ganhar mais espaço, o Rum Dmc nesse mesmo ano havia lançado “Walk this way” com o Aerosmith e deu um pontapé inicial para o rap chegar a classe média que era de maioria branca.

Mas quem chegou e entrou sem pedir licença foram os Beastie Boys,com o disco “Licesend to 3” eles atingiram todas as classes, destruiu uma barreira que ainda existia para o rap, aproximou-o do rock, foi percursor de uma nova forma de se fazer rap.

O disco foi o álbum de rap mais vendido dos anos 80, foi um dos primeiros álbum de rap a atingir as paradas de sucesso da Billboard o que hoje é a coisa mais normal do mundo. Na verdade o disco foi até um pouco além, a primeira vez que li algo sobre Licesend foi em uma lista aonde um determinado jornalista elegeu os 100 melhores discos de rock da história segundo sua opnião pessoal.

Os Beastie Boys foram muito inovadores para época além de quebrar preconceitos, naquela época até então nenhum artista branco havia tido sucesso no rap,ganharam premios e fama com o disco, chegaram e ficaram, 3 judeus do broklyn relatando a sua rebeldia juvenil,quebraram barreiras e ajudaram o rap a continuar a sua evolução e caminho para o domínio do mundo.
Kerry King do Slayer tocou guitarra nas faixas "(You Gotta) Fight for Your Right (to Party)" e "No Sleep till Brooklyn", e apareceu no vídeo de "Fight for Your Right", que é uma paródia dos vídeos de heavy metal. King apareceu na faixa porque Rick Rubin estava produzindo os álbuns das duas bandas simultaneamente.

Baixe aqui o álbum.

E de brinde um clipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário